Powered By Blogger

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

2º Dia - Domingo, 14 de Outubro de 2012.


O relógio desperta às 5:15hs da manhã. A rotina é essa, dormir por volta das 19:00hs e acordar por volta das 5:30hs. Se alimentar muito bem para a caminhada que sempre vem e é sempre pesada, não tem nada light lá exceto as visões que temos de paredões, cachoeiras, savanas e os 7 tepuys que compõem o parque.

Acordar com essa visão: Não tem preço !!!
Acho que todo dormiu muito bem, apesar da sinfonia de gases e roncos durante a noite, a caminhada é extenuante e acho que o corpo acaba produzindo mais gases do que o normal.
A rotina é a mesma, sair da barraca, uma mijadinha rápida e enquanto a galera prepara o café da manhã, já vamos adiantando a arrumação da mochila e liberando as barracas para serem desmontadas.  Vale a pena ter cuidado ao abrir a barraca, pois segundo os habitantes a moradora local atende pelo nome de Cascavel e, embora geralmente as cobras sempre se afastem de nós e eu a ache um lindo animal, todo cuidado é pouco, afinal, barracas como a minha, com proteção frontal, fornecem abrigo do frio e de outros predadores. Claro que durante a trilha toda não tive o prazer de cruzar com nenhum destes lindos espécimes, mas beleza, seguro morreu de velho e é bom sempre ter cuidado.

Saimos do rio Ték e logo de cara nos deparamos com o rio Kukenán, que significa "Água Turva". Sim, tomamos banho nessas águas turvas, vejam vcs. mesmo o quão turvas são estas águas.

Rio Kukenán ao fundo
Banho merecido
"Água Turva" ?!?? Tá bom...
É só o segundo dia de trilha, caminhada de gente grande, mas agora estamos mais perto imponente paredão, que nos dá aquela velha impressão de quão pequenos nós somos perante a mãe natureza. Emociono-me mais a cada dia pela saudade de casa mas, sobretudo pelas descoberta que farei nos próximos dias, a chegada ao topo e a caminhada lá em cima. Cada nascer e cada pôr do sol são lindos e especiais. Ontem consegui fazer umas fotos bem legais da lua e das estrelas, embora as fotos não sejam capazes de mostrar o que nossos olhos veem.
Céu estrelado todas as noites.
Aqui no campo base e na trilha de amanhã a dona do lugar muda, é a minha sogra, digo, Jararaca, que tem um porém, muito chato: é uma cobra arborícola também, e passaremos por um longo trecho entre árvores, quase uma floresta. Mas não acredito que encontremos nenhuma. Só pra garantir eu esvazio ao máximo minha bexiga antes de entrar na barraca e paro de tomar água, só pra não ter que sair à noite pra mijar.

Nosso grupo é fantástico, o melhor grupo que poderia ter pra essa expedição. Entrosamos-nos mais a cada dia, todos nos damos muito bem e isso torna tudo mais agradável, rimos muito o dia inteiro durante a trilha e a noite.
Nosso almoço hoje foi macarrão com frango e legumes e o jantar foi uma sopa de legumes tão caudalosa e saborosa que acho que nunca tomei uma sopa tão boa na vida.

Comdia: um caso à parte. sempre deliciosa e abundante.
Procuro sempre me policiar para não desrespeitar as tradições dos índios, e até pedi ao nosso guia, que os conhece desde criança que, caso algum de nós estivesse fazendo algo que pudesse ser ofensivo e/ou contras as tradições locais, que nos desse um toque. Eles dão muito valor a isso e eu mais ainda, gosto de conhecer a cultura dos lugares que visito.

Parte da flora local.
Depois de mais 9 km de caminhada um pouco mais pesada, com muitas subidas chatinhas, chegamos ao campo base, de onde partiremos amanhã para o topo, numa trilha que promete ser punk, 4,5 km de subida direto em leito de pedras. É esperar pra ver. Tivemos o restante do dia para tomarmos banho nas águas cada vez mais geladas, nessa não deu pra entrar sem gritar, fazer fotos, trocar idéias.

 
Campo base: Paredão cada vez mais perto.


Eduardo Asta nas águas geladas do campo base

Luciano e Carmen.
 
 No campo base pudemos deixar coisas que não utilizaremos no topo pra pegar depois, isso me ajudou, pois até então estava andando com 16 kg, e a partir de amanhã livrei mais ou menos 3,5 kg da mochila, então minha caminhada será agradável. Eu me preparei pra carregar peso, musculação, reforço muscular, lombar e pernas, mas com 16 kg fica pesado pra caminhar de agora em diante.

 
 
Cavalo Marinho
Mais uma noite estrelada
 
Barracas à noite: Breu total.
 
O dia transcorreu sem maiores problemas, há um grupo acampado aqui também, composto por um casal de senhores Poloneses, duas amigas Canadenses e dois amigos Japoneses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário