Powered By Blogger

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Chegada a Boa Vista

Cheguei ao aeroporto por volta das 01h30min da manhã do dia 12/10 já com muita emoção, nosso piloto demorou a literalmente pousar o avião, passando demais da cabeceira e com isso nem os flaps nem reversores deram conta, então o jeito foi sentar o pé no freio e lá foi o avião fritando pneu e arrastando pela pista até parar. Aventura é isso aí.
De lá para o Hotel Uiramutam Palace Hotel, um dos melhores de Boa Vista, localizado bem em frente a um dos marcos da cidade, o Portal do Milênio, mas não tive muito tempo pra nada, era dormir e partir para o Briefing às 09h00min e conhecer meus companheiros de aventura.

Acordei cedo, tomei café e fui para o Briefing que aconteceu no Hotel Aipana Plaza. Na chegada dei de cara com a Carla Sevalhos, da Roraima Adventures e com Eduardo Pontes, um de meus parceiros de expedição.
Entramos na sala de reuniões e lá conheci o famoso Magno Souza, que luta há anos pelo turismo de Boa Vista e posso lhes garantir que é uma luta árdua, pois pelo que pude perceber ele luta praticamente sozinho para que as coisas melhorem na cidade para que os turistas não cheguem à cidade somente para fazerem o monte Roraima, é preciso muito, mas muito trabalho mesmo para que a cidade se torne atrativa para que os turistas queiram ficar mais uns dias na cidade, e com isso possa comprar artesanatos, frutas e comida da região e também conhecer uma cidade agradável e atrativa.

Falta muita coisa para Boa Vista se tornar agradável para os turistas, mas com a garra e a vontade de Magno Souza e se Deus quiser com a ajuda da prefeita, recém-eleita para o quarto mandato, Teresa Jucá, quem sabe as coisas mudem, a começar pela valorização e revitalização dos marcos históricos da cidade, como a orla taunuman, o monumento aos garimpeiros e aos índios, que estão muito mal cuidados. Bom, mas como meu foco era o Monte Roraima, deixei os detalhes sobre a cidade para o próprio Magno, após a expedição.
O Briefing foi bem produtivo e lá, além do Edu Pontes, conheci os irmãos Guilherme e Eduardo Asta e também a única mulher do nosso grupo, Carmen, no dia seguinte, já em Santa Helena de Uiarén conheceríamos nossos dois outros parceiros: Os irmãos mineiros Luciano e Dionísio. Então seria esse o grupo, os sete, mais os guias Léo Tarolla e Teodoro, este último índio Taurepang e seus dois sobrinhos e carregadores Simon e Fred, mais os carregadores e cozinheiros, EXCELENTES cozinheiros José “Tcheo” e Tirso, este último uma figura que não sabemos o porquê não está em algum programa de humor. O cara é uma verdadeira figura e manteve nosso bom humor sempre em alta com suas histórias e piadas e sua ótima comida. E pra quem me conhece sabe que 13 é o meu número da sorte, aí estão os 13 participantes da nossa expedição.

"Os 13 Guerreiros Roraimeros"
De pé: Simon, Fred, Tcheo, Tirso, Eduardo Asta, Guilherme Asta e Teorodo.
Agachados: Dida, Luciano, Edu Pontes, Léo Tarolla, Carmen e Dionísio.

Após o Briefing fomos almoçar e depois bora para o hotel arrumar as mochilas e no final do dia um passeio rápido mas bem gostoso pelo Rio Branco, que banha Boa vista.