Powered By Blogger

domingo, 18 de novembro de 2012

MONTE RORAIMA – FAUNA


Sapinho na toca
 
Sobre a fauna não há muito pra falar e menos ainda o que documentar através de nossas imagens.

 Soubemos que a região baixa, a Grand Sabana, é uma área endêmica de cascavel e também que existe uma matilha de cães do mato, mas não vimos nem um nem outro. No final do segundo e durante todo o terceiro dia, a região mudava para uma leve vegetação, como uma selva, região onde se encontram a Jararaca e a coral, também não vimos. Em nosso primeiro hotel, o Guacharo, era uma região onde havia escorpiões. Eles também não deram as caras.

Sendo assim tudo que vimos por lá foram o famoso Sapinho preto, uma libélula que mais parece um helicóptero, mas que pela velocidade não foi possível fazer fotos, uns gafanhotos mergulhadores bem estranhos, uma salamandra, uma joaninha diferente. Na região da Grand Sabana conhecemos as temidas formigas Tocandiras, realmente grandes e com um ferrão que impõe respeito. A única coisa mais “perigosa” que vimos foram umas duas aranhas armadeiras, é show quando ela levanta as patas dianteiras e fica em posição de ataque, e são rápidas, e uma aranha marrom que tentou me escalar na volta ao campo base. Como tenho fobia a aranhas, foi difícil me livrar dela. 20 minutos depois de ela ter caído e se escondido debaixo de uma pedra eu ainda me estapeava tentando derrubá-la. Hilário.

 O impressionante foi ver como ao longo dos milhares de anos as criaturas de modificam para se adaptar ao meio em que vivem, desde o sapinho até as borboletas, salamandra, aranhas, todos eram negros como a superfície do lugar. Tínhamos que andar sempre de olho no chão, sob-risco de pisar num dos sapinhos. A Natureza realmente é qualquer coisa de muito especial. E as pessoas devem lutar com todas as suas forças para manter e preservar aquele lugar e suas espécies.
 

Comunidade de gafanhotos


Salamandra

Incrível: até um pássaro morto é lindo naquele lugar




A linda Formiga Tocandira, ou tucandeira






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário