Powered By Blogger

domingo, 18 de novembro de 2012

MONTE RORAIMA – PREPARAÇÃO


PREPARAÇÃO FÍSICA

 Assunto delicado esse, pois cada pessoa responde de uma forma ao esforço necessário para uma empreitada desta. Eu por exemplo tive problemas com minha perna direita, durante as caminhadas mais longas a sola do meu pé doía demais e em determinado momento subia para a panturrilha, e sofri demais com essas dores.

Em linhas gerais, minha preparação me ajudou a não passar sufoco maior. A caminhada é extenuante, pois é diária, e a cada dia vai minando nossa resistência. Pra quem resolver fazer a expedição mais longa, como nós, com 8 dias e 4 noites no topo, aparentemente o terceiro dia é o pior, o dia da subida ao cume, mas este acabou sendo um dos dias mais fáceis. O desnível é grande, a distância é curta, um sobe e desce sob solo de pedras, mas como esse era o tipo de terreno que eu gosto de andar, acabei me saindo muito bem, e também tivemos a ajuda das árvores, que nos deram sombra e brisas geladas e revigorantes.

 Comecei minha preparação em 01 de Agosto e ao todo foram longos 66 dias na Academia Bio Ritmo do Shopping Continental, onde treinei por 6 dias semanais, só descansava aos domingos. Foram sensacionais as aulas de Bike com as professoras Priscila Pinto e Aline Machado. Na musculação tive acompanhamento de todo o staff da área, Fernanda, Karina, Denise Oka, Bárbara, Marcel, Adrianos Gomes e Trindade, Igor e toda a equipe.

 
Esses dois meses me ajudaram, não fossem esses dias eu teria sofrido muito mais, talvez até não tivesse conseguido, sobretudo as aulas de bike que fortaleceram demais minhas pernas e a musculação direcionada para a região lombar e ombros que me permitiram carregar 16 kg nos primeiros e nos últimos 2 dias e 13 kg nos dias intermediários sem sofrimento. A pior parte sem dúvida foi minha perna direita.

 Também melhorei minha alimentação nesse período, o que foi muito útil, e a isso agradeço as dicas valiosas da Bárbara, da Bio Ritmo.

 

PREPARAÇÃO MENTAL

 A única coisa que posso dizer sobre isso é: Se sua mente está preparada, ela leva seu corpo. Particularmente, sempre fui forte mentalmente e isso foi fundamental.

Se você está querendo participar de algo dessa magnitude, tenha em mente que sua cabeça é quem fará a maior parte do trabalho. Preparação física é fundamental, mas se você tiver a “cabeça fraca”, pense duas vezes antes de participar de uma expedição desse tipo. Porque uma mente fraca vai te deixar estressado, você vai se desentender com seus companheiros, não vai curtir o passeio e vai acabar sendo o chatola da viagem. Isso se você não acabar se machucando por pura falta de concentração. Em dados momentos eu me pegava simplesmente chorando. ISSO MESMO !!! chorando. Descobri muito cedo, nas primeiras trilhas, que quando a caminhada se torna desesperadora, chorar alivia o peso nos ombros e na alma e isso te faz seguir adiante, pois te dá um choque de realidade e uma força que ainda não sei muito bem de onde vem. É até engraçado. Outra coisa é que tem um momento em que a dor e o cansaço é tão grande que a gente entra num estado de automático, como um maratonista. Se parar, não consegue continuar, então é entrar no automático e andar, sem olhar pra trás nem pra nada mais, tirar fotos andando inclusive, e aí chega-se num ponto em que não sente mais a dor, nem o cansaço, vai só na mente, e ela controla o corpo de forma sensacional. E graças a deus eu sou bom nisso. Consigo ficar tão automático que mesmo quando chego ao final a dor volta. Muito estranho.

 Portanto, amigo aventureiro, antes de resolver participar de uma expedição, tenha em mente que terá que se preparar física, mas principalmente mentalmente para tal.

 

PREPARAÇÃO – EQUIPOS

Dei muita sorte quanto a isso, acabei comprando mais do que precisei, mas enfim, depois de uns 10 anos sem participar de uma caminhada longa, preferi pecar pelo excesso do que faltar algo, principalmente no topo.

 Em outro tópico vou tentar listar o que levei para que tenham uma idéia das coisas essenciais.

 Como dicas, uma boa calça bermuda te poupa de levar peças extras. Eu levei uma calça com cordura da Hard Adventure (http://www.bivak.com.br/loja/calca-bermuda-hard-cordura-masc..html). Outra dica é que eu pensei em levar pelo menos 2 cantis fora o camelback, acabei levando somente uma garrafa de 1 litro da Alpen Pass (http://www.arcoeflecha.com.br/p-1060-Garrafa-Alpen-Pass-BP1000.html), que me serviu bem demais.

 Coisas como o novo filtro Life Straw (http://www.mundoterra.com.br/acessorios/aventura-e-cia/purificadorfiltro-de-agua-portatil_lifestraw.html), levei mas nem precisei usar. Também levei uma cartela de Clor-in, que usei para desencargo e porque era leve pra levar, porque há água potável em abundância em todos os dias, sem problemas. Ninguém no nosso grupo teve problemas intestinais nem com a água muito menos com a comida.

 Fiz todas as minhas compras nestas lojas, Mundo Terra Pinheiros, Arco e Flecha e Bivak Outfitters. A ordem é pela loja onde mais fiz compras. O Atendimento em todas as lojas é excelente, com gente que entende do que vende, produtos de primeira qualidade a preços normais de mercado. Recomendo estas lojas com 100% de certeza e segurança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário